Outras áreas da saúde

niño_jugando

Ojo seco inflamado

TRIGLICERIDO DHA E DÉFICIT DE ATENÇÃO COM/SEM HIPERATIVIDADE

Efeitos da suplementação de triglicerídos DHA em crianças com transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade (TDAH).

  • 1- Na Faculdade de Psicologia de Oviedo, foi realizado um estudo clínico com 95 meninos e meninas, de 6 a 18 anos com diagnóstico de TDAH (DSM-5) de qualquer subtipo, com ou sem tratamento com psicoestimulantes, em duplo-cego e controlado por placebo, com seguimento de 6 meses. O grupo experimental recebeu um alimento para uso médico especial baseado em 1 ou 2 g/dia de triglicérides DHA, dependendo do peso corporal da criança. A atenção seletiva foi avaliada pelo teste d2 e a atenção sustentada pelo teste AULA Nesplora, bem como medidas baseadas na observação do comportamento usando as escalas EDAH e a escala de Conners para pais, comparando a situação inicial com a situação final aos 6 meses. O tratamento farmacológico não teve efeito nas análises das variáveis de teste. A magnitude das diferenças intragrupos nas variáveis do teste d2 e do teste AULA Nesplora foram maiores no grupo DHA do que no grupo Placebo, mas as diferenças intergrupos não foram significativas. Nas variáveis comportamentais, foram observadas diferenças significativas em termos de déficit de atenção, e em termos de déficit de atenção e hiperatividade, e na escala de Conners houve diferenças significativas intragrupos, mas não intergrupos, embora no grupo DHA os sintomas de TDAH tenham diminuído , enquanto no grupo placebo os sintomas pioraram. A magnitude das melhorias intragrupo em variáveis cognitivas e diferenças intergrupo em variáveis comportamentais suportam o benefício da suplementação. Os resultados indicam que a suplementação alimentar pode constituir uma estratégia complementar não farmacológica eficaz em crianças e adolescentes acometidos pelo TDAH.– Celestino Rodríguez, et al; Supplementation with High Content Docosahexaenoic Acid Triglyceride in Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Trial; Neuropsychiatric Disease and Treatment 2019; 15: 1193-1209
    Leia o estudio originais
bebe_incubadora

Ojo seco inflamado

DHA NO LEITE MATERNO E PREMATURIDADE

Comparação dos níveis de DHA presentes no leite materno e no leite de doadoras (banco de leite) de crianças nascidas prematuras.

  • 1- Utilizando cromatografia gasosa e espectrometria de massa, foram analisadas amostras de leite de 118 mães de crianças nascidas prematuramente com menos de 32 semanas de idade gestacional, amostras em diferentes fases do período de lactação. Também foram analisadas 10 amostras de doadoras (banco de leite). O estudo mostra que o leite colostro desde a primeira semana é o que atinge os níveis mais altos de DHA (0,66% do total de ácidos gordos presentes), enquanto que à medida que o leite amadurece: leite de transição das primeiras 2 semanas (0,50%) e leite maduro até a quarta semana (0,50%), os níveis de DHA são reduzidos, atingindo níveis próximos ao nível subótimo (<<0,4% do total de ácidos gordos presentes) após 4 semanas do início da lactação (0,49%). Os níveis detectados no leite da doadora (banco de leite) são significativamente menores (0,31%), o que significa 53% menos presença de DHA do que no colostro da própria mãe. Isto indica que o uso de leite pasteurizado de doadora exclusivamente ou em combinação com a amamentação proporciona níveis inadequados de DHA em bebés nascidos prematuros. Também sugere que o leite do banco de doadores deve ser fortificado com uma quantidade adicional de DHA para garantir o fornecimento adequado a estes prematuros. Fica claro que as mães lactantes devem aumentar sua ingestão de DHA, seja através do consumo de peixes ou suplementos fortificados com DHA.– Félix Castillo, et al; Inadequate Content of Docosahexaenoic Acid (DHA) of Donor Human Milk for Feeding Preterm Infants: A Comparison with Mother’s Own Milk at Different Stages of Lactation, Nutrients 2021, 13, 1300.
    Leia o estudio originais
  • 2- Erythrocyte Membrane Docosahexaenoic Acid (DHA) and Lipid Profile in Preterm Infants at Birth and Over the First Month of Life: A Comparative Study with Infants at Term– Félix Castillo Salinas, Alicia Montaner Ramón, Félix-Joel Castillo Ferrer, Adrià Domingo-Carnice, Begoña Cordobilla, Joan Carles Domingo.
    Leia o estudio originais
espermas_fluorescentes

Ojo seco inflamado

TRIGLICERIDO DHA E FERTILIDADE

Estudamos os efeitos antioxidantes do triglicerído DHA na fragmentação oxidativa do DNA do esperma e no fluido seminal de doentes do sexo masculino tendo dificuldade em conceber.

  • 1- Suplementação de TG-DHA-TG administrada a 54 doentes mostrando uma porcentagem anormal, taxa patológica de 27% de fragmentação do DNA do esperma devido ao stress oxidativo, medida pelo ensaio de marcação terminal UTP desoxigenado nucleotidil-transferase de fluorescência (técnica TUNEL), uma redução significativa na taxa de fragmentação do DNA para níveis considerados normais em jovens (<<10%) é observada após 10 semanas de administração de 1g/dia de TG-DHA; também melhorou significativamente o status antioxidante do fluido seminal, em comparação com pacientes controlados por placebo.– Juan Carlos Martinez-Soto, et al; Dietary supplementation with docosahexaenoic acid (DHA) improves seminal antioxidant status and decreases sperm DNA fragmentation; Systems Biology in Reproductive Medicine, 62 (6):387-395.
    Leia o estudio originais
ciclista

Ojo seco inflamado

TRIGLICERIDO DHA NO DESPORTO E EXERCÍCIO FISICO

Foram estudados os efeitos da suplementação com triglicérido de DHA em deportistas com a finalidade de avaliar sua influência na proteção antioxidante , nas possiveis melhorias e eficácia durante o exercicio aerobico, nos marcadores de lesão muscular no exercicio, bem como variações no tempo de reação complexo durante o exercício.

  • 1- A suplementação com DHA-TG reesterificado exerce uma atividade antioxidante endógena dependente da dose contra o exercício aeróbico de intensidade moderada e de longa duração, pois fornece pelo menos 1050 mg por dia durante 4 semanas.-Lydia de Salazar, et al; Oxidative Stress in Endurance Cycling Is Reduced Dose-Dependently after One Month of Re-Esterified DHA Supplementation; Antioxidants 2020, 9: 1145.
  • 2- A suplementação com DHA-TG reesterificado (2,1 g/dia) com ácido eicosapentaenoico (240 mg/dia) reduz significativamente a expressão das citoquinas pró-inflamatórias (IL-1 e IL-6), como os marcadores do dano muscular (CPK y LDH-5) e uma diminuição da dor muscular depois do exercício em atletas de resistência comparado ao grupo placebo controlado.-Domingo J. Ramos-Campo, et al; Supplementation of Re-Esterified Docosahexaenoic and Eicosapentaenoic Acids Reduce Inflammatory and Muscle Damage Markers after Exercise in Endurance Athletes: A Randomized, Controlled Crossover Trial; Nutrients 2020, 12, 719.
  • 3-A suplementação com doses altas de DHA-TG durante 3 meses se associou com uma melhor condição aeróbica tanto em ciclistas que realizam ejercicio físico como em ciclistas não competitivos. Isso é relevante devido à influência potencial para melhorar a o exercício de resistência.– Francisco J Lopez-Roman, et al; Effect of docosahexaenoic acid supplementation on differences of endurance exercise performance in competitive and non-competitive male cyclists; Gazzetta Medica Italiana-Archivo per la Scienze Mediche 2019 June; 178 (6): 411-6.
  • 4- A suplementação de jogadoras de futebol de elite com DHA-TG durante 10 semanas está melhorando a função neuromotora como o tempo de reação completo, produzindo benefícios perceptivo-motores em comparação com jugadoras controladas com placebo. Este dado é importante em desportes onde a tomada de decisão e a eficiencia do tempo de reacção são importantes.-José F. Guzman, et al; DHA- rich fish oil improves complex reaction time in female elite soccer players; Journal of Sports Science and Medicine (2011) 10, 301-305.
  • 5- A suplementação com DHA-TG durante 30 dias em ciclistas amadores está melhorando o rendimento em ciclismo ao aumentar a produção de potência no ventilador umbral anaeróbico 2, que é sinónimo de uma maior eficácia aeróbica.-Vicente Avila-Gandia, et al; Re-esterified DHA improves ventilatory threshold 2 in competitive amateur cyclists; Journal of the International Society of Sports Nutrition (2020) 17:51.
    Leia o estudio originais
enfermera_extraccion

Ojo seco inflamado

TRIGLICERIDO DHA NO METABOLISMO LIPÍDICO

Influência da suplementação de TG-DHA nos níveis plasmáticos de triglicerídos em jejum.

  • 1- A suplementação de DHA-TG por 12 meses em doentes infectados pelo HIV bem controlados, oferece uma redução significativa, pronunciada e sustentada nos níveis de triglicerídeos no sangue em jejum (entre -31% e -56%) quando comparados o grupo de doentes controlados versus placebo.-Pere Domingo, et al; Effects of docosahexanoic acid on metabolic and fat parameters in HIV-infected patients on cART: A randomized, double-blind, placebo-controlled study; Clinical Nutrition 2018; 37(4):1340-47.
  • -A suplementação de 2-DHA-TG por 6 meses reduz a expressão génica do tecido adiposo inflamatório subcutâneo e sistêmico (SAT) em doentes infectados pelo HIV bem controlados, sem qualquer efeito na adipogénese e nos genes relacionados à mitocôndria. Seu impacto nos marcadores inflamatórios sistêmicos foi restrito à diminuição dos níveis de PCR de alta sensibilidade e dos níveis de ácido araquidónico.-Pere Domingo, et al; Effects of docosahexanoic acid supplementation on inflammatory and subcutaneous adipose tissue gene expression in HIV-infected patients on combination antiretroviral therapy (cART). A sub-study of a randomized, double-blind, placebo-controlled study; Cytokine 105 (2018) 73–79.
    Leia o estudio originais
higado_humano

Ojo seco inflamado

TRIGLICERIDOS DHA NA ESTEATOSE HEPÁTICA NÃO ALCOÓLICA

Estudo experimental em ratos para avaliar os efeitos da suplementação de DHA na esteatose hepática não alcoólica.

  • 1- A suplementação de triglicerídeos DHA versus placebo a dois grupos randomizados, um de ratos cirróticos e outro de controle (saudáveis), por duas semanas, mostra: melhorIa no perfil pró-inflamatório dos ácidos gordos hepáticos de ratos cirróticos e não cirróticos, em relação aos suplementados com placebo. A administração de DHA corrige significativamente o desequilíbrio entre ω-6/ω-3, diminuindo a razão tanto no rato saudável quanto no cirrótico; da mesma forma, em ratos cirróticos, é observada uma melhora significativa no nível de pressão portal, uma redução significativa no nível de aspartato aminotransferase circulante (AST) no sangue, uma melhora no stress oxidativo intra-hepático (nos hepatócitos), uma redução significativa na expressão de citocinas IL-1, IL-10 e IL-6, bem como uma redução significativa nos marcadores de ativação da célula estrelada hepática de rato e da célula estrelada hepática humana.-Zoe Boyer-Diaz, et al; A Nutraceutical Rich in Docosahexaenoic Acid Improves Portal Hypertension in a Preclinical Model of Advanced Chronic Liver Disease; Nutrients 2019; 11:2358.
    Leia o estudio originais

DHA NA FIBROSE CÍSTICA INFANTIL

  • 1-Estudo duplo-cego, controlado por placebo sobre os efeitos da suplementação de triglicerídeos DHA na membrana eritrocitária de crianças afetadas por fibrose cística (N = 22).Pode-se observar que após 12 meses de acompanhamento ocorrem alterações significativas na concentração da membrana eritrocitária dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (DHA e EPA) e ômega-6 (ARA), exclusivamente em favor do grupo suplementado com DHA triglicerídeos, mas sem alterações significativas no grupo placebo. A administração prolongada de DHA durante um ano foi segura e bem tolerada. A administração de um suplemento rico em DHA na dose de 50 mg/kg/dia durante um ano pode corrigir o desequilíbrio AA/DHA dos eritrócitos e reduzir os ácidos graxos marcadores inflamatórios.-Roser Ayats-Vidal, et al; Changes of Erythrocyte Fatty Acids after Supplementation with Highly Concentrated Docosahexaenoic Acid (DHA) in Pediatric Cystic Fibrosis: A Randomized Double-Blind Controlled Trial; J. Clin. Med. 2023, 12, 3704.
    Leia o estudo original  Ver vídeo